Evento da SCTI reúne gerentes de tecnologia das secretarias do Governo do Estado
Gerentes de Tecnologia e Informação se reuniram nesta terça-feira, 16, na segunda edição da Tech Hour. Além de promover conexão e atualização de conhecimento, o encontro organizado pela secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI, serve para discussão de medidas que possam ser aplicadas para melhorar os serviços oferecidos ao cidadão catarinense. “ O nosso trabalho é aproximar as gerências e fazer com que o estado se aproxime das novas tecnologias do mercado e assim vamos melhorar os serviços públicos para os catarinenses”, destaca o secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jorge Sandoval.
Assuntos como transformação digital, totens para atendimento ao cidadão, infraestrutura e serviços para organizações estiveram em pauta numa tarde de muito aprendizado. Felipe Xavier de Oliveira , Gerente de Tecnologia da Secretaria Estadual da Educação foi um dos participantes. “Além da integração com os colegas, a Tech Hour é momento de atualização, para vermos o que o mercado tem a oferecer e assim programamos melhor nossas contratações e aquisições para oferecer serviços de maneira mais efetiva”, avalia.
Cláudio Reiter, analista de Tecnologia da Epagri considerou o evento muito rico para troca de conhecimentos. “A tecnologia e serviços digitais são fundamentais para melhorar nosso trabalho. Já temos diversos projetos em andamento nesta área, mas aqui vemos mais possibilidades de aperfeiçoar as ideias”, relata.
O evento teve apresentação de palestras com representantes de empresas líderes no mercado de tecnologia como a Positivo, que já presta serviços e soluções na área para o Governo do Estado. Rafael Leandros Santos, gerente de projetos da Positivo Tecnologia, apresentou tendências mundiais que usam a tecnologia para trazer mais agilidade nos serviços prestados aos cidadãos e também com foco na segurança. “Hoje o foco é a melhoria dos serviços oferecidos, com tendência de ser ‘tudo na palma da mão’ e também está em alta o conceito de smart cities , muito focado na segurança como controle de tráfego, câmeras com sensores e inteligência artificial”, explica Rafael.
Jader Simões, engenheiro da Supermicro, empresa que fornece infraestrutura de tecnologia, destacou a preocupação de aliar tecnologia com sustentabilidade. “Somos a primeira empresa a falar sobre tecnologia verde no mundo, o grande objetivo é focar na redução do consumo de energia, a redução de footprints de carbono e a redução de propriedade para que possamos habilitar tecnologia da forma mais sustentável possível”, destaca.