SCTI, CIASC e Polícia Científica discutem melhorias para permitir emissão da carteira de identidade nacional de forma online
A secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A – CIASC irão avaliar formas de viabilizar a emissão da carteira de identidade nacional de forma online por quem mora em Santa Catarina. O pedido foi apresentado pela perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, ao secretário Marcelo Fett; ao secretário adjunto da pasta, Jorge Sandoval, e ao presidente do CIASC, Félix Fernando da Silva, em reunião nesta segunda-feira, 12.
Durante o encontro, Fronza destacou a importância da medida. “Já estamos na vanguarda por ser um dos primeiros estados a emitir a carteira de identidade nacional e agora queremos dar este importante passo para trazer um serviço mais efetivo e célere para a população catarinense”.
Melhorar os serviços prestados pelos órgãos públicos do Governo do Estado aos cidadãos é justamente uma das missões da secretaria estadual. “A equipe técnica da SCTI e do CIASC farão o que for possível no menor tempo viável para permitir que o uso da tecnologia facilita a vida dos catarinenses”, enfatiza o secretário Fett.
O presidente do CIASC reforça a relevância da pauta. “Esta demanda visa facilitar a vida das pessoas e agilizar o processo da emissão da segunda via da carteira de identidade em todo o território catarinense”, complementa da Silva
No ano passado foram emitidos 630 mil documentos de identificação no estado. Este ano os números apresentam crescimento: só no mês de maio foram emitidos 70 mil documentos, o que é considerado um recorde, de acordo com a perita-geral.