Governo do Estado participa de evento sobre inovação do Crea-SC
O futuro das engenharias, agronomia e geociências foi tema do primeiro Crea Summit realizado na Associação Catarinense de Medicina, nos dias 7 e 8 de julho em Florianópolis.
O Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participou da noite de abertura e falou sobre as profissões do futuro e as políticas públicas que devem ser implementadas para o desenvolvimento de SC, em conjunto com representantes de entidades. O programa SC Inovadora, que está sendo desenvolvido pela SCTI engloba estas políticas. “A ideia é colocar o setor produtivo no centro da estratégia de inovação para aumentar o impacto das ações na produtividade e competitividade econômica do estado”, destaca Fett.
O evento, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, reuniu palestrantes de diversas áreas que abordaram as tendências no setor e os impactos da tecnologia e inovação nos trabalhos no ecossistema do Crea-SC.
No sábado, dia 8 de julho, a Gerente do setor de Formação para Profissionais do Futuro e Negócios Inovadores da SCTI, Cristiane Iata, falou sobre o impacto da transformação digital no setor de engenharia. Durante a palestra mostrou alguns “insights” que contribuem para isto como modelagem e simulação; internet das coisas; manufatura avançada; realidade aumentada e virtual; big data; inteligência artificial e machine learning. “A IA e o ML estão sendo cada vez mais utilizados na engenharia para automatizar tarefas repetitivas, realizar análises complexas e fornecer insights valiosos. Essas tecnologias permitem a criação de sistemas inteligentes capazes de aprender com dados e melhorar continuamente o desempenho”, explica Cristiane.
O evento reuniu cerca de 700 participantes. “Estamos focando na inovação para a valorização do setor tecnológico em todos os âmbitos do Conselho e este evento vem para reforçar e levar essa cultura aos profissionais, colaboradores, usuários em geral, conectando pessoas e disponibilizando conteúdos que são imprescindíveis para o futuro das nossas profissões e para o desenvolvimento sustentável do estado”, reforça o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Kita Xavier.