5. Agora é lei: Florianópolis...

Agora é lei: Florianópolis é reconhecida como a capital nacional das Startups

A cidade que já é referência em inovação e empreendedorismo no Brasil recebeu oficialmente o título de capital nacional das Startups a partir da publicação no Diário Oficial da União da lei 14.955, de 2024, nesta segunda-feira, 2 de setembro.

Conhecida por ser a ilha do silício brasileira, Florianópolis abriga mais de 676 startups, o que representa 42% do Estado de Santa Catarina. O ambiente propício à inovação reúne infraestrutura tecnológica de qualidade, incentivos fiscais e programas de apoio ao empreendedorismo e conta com investimentos do Governo de Santa Catarina no setor.

Além de representar 7,5% do PIB do Estado, o crescente número de Startups e empresas de tecnologia, atualmente empregam mais 50 mil pessoas em cargos que pagam em média duas vezes mais do que setores tradicionais como o comércio e a construção civil.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, destaca a importância do reconhecimento, por iniciativa do Congresso Nacional. “Isso enaltece o trabalho de anos das lideranças, entidades e empreendedores de Florianópolis, que compõem o exemplar ecossistema da capital. O polo de tecnologia e inovação da Ilha é referência nacional e esse título coroa a cidade que tem o maior número de empresas de tecnologia por habitante. À frente da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, criada pelo governador Jorginho Mello, no início de 2023, tenho atuado para que o modelo de Florianópolis sirva de exemplo e amadureça todo o ecossistema de Santa Catarina, respeitando as vocações regionais. O setor tem um potencial ainda maior à medida que conectado com os setores tradicionais da economia, em especial da indústria. Essa conexão é um dos nossos focos de atuação na secretaria”, enfatiza.