SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Edit Content

Você está em
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Nome do Link
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Evento técnico debate o desenvolvimento ágil em micro serviço em...

Evento técnico debate o desenvolvimento ágil em micro serviço em plataforma Hybrid Cloud

Técnicos discutiram a importância da inovação e colaboração entre os órgãos estaduais para a transformação digital do setor público – Foto: Divulgação / Ciasc 

Gerentes de Tecnologia da Informação (TI) dos órgãos públicos do Governo do Estado participaram de um encontro técnico para debater o desenvolvimento ágil em microsserviços em plataforma Hybrid Cloud. A iniciativa foi promovida pela Vice-Presidência de Tecnologia (VPT) do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

Na abertura do encontro, o vice-presidente de Tecnologia do Ciasc, Marcos Antônio da Silva, destacou a importância da parceria com a Red Hat e o impacto das soluções tecnológicas da empresa na modernização dos serviços digitais do Estado. “Os produtos oferecidos por eles são capazes de tornar nossas soluções mais ágeis e eficientes. O evento é uma oportunidade para aprofundarmos o debate sobre os desafios enfrentados pelas áreas de TI dos órgãos públicos”, afirmou.

O secretário adjunto da SCTI, Ramicés dos Santos Silva, elogiou a iniciativa do Ciasc ao promover um espaço de discussão sobre inovação no setor público. “Nosso objetivo é elevar o nível dos serviços de tecnologia no Estado por meio de plataformas inovadoras. Já temos outras iniciativas dessa parceria em conjunto com a SCTI, e queremos continuar trabalhando para garantir as melhores opções na definição do nosso modelo de governança”, afirmou.

Vinicius Couto, especialista da Red Hat, líder mundial em soluções de código aberto para a nuvem, abordou a importância das estratégias de Hybrid Cloud. “A ideia é abstrair plataformas computacionais, plataformas heterogêneas de computação, e criar uma camada unificada de serviços para que os órgãos possam focar em suas atividades-fim, sem se preocupar com as complexidades técnicas que o mercado já conseguiu solucionar. Um dos melhores exemplos dessa tecnologia é o Pix, que processa milhões de transações por ano de maneira eficiente e com poucos recursos humanos”, explicou.

A programação incluiu uma apresentação do arquiteto de Soluções Sênior da Red Hat, Carlos Eduardo de Paula, especialista em cloud híbrida, containers e plataformas open-source. Ele ressaltou que as aplicações devem ser desenvolvidas para arquiteturas multicloud, ou seja, projetadas para rodar em diferentes ambientes computacionais sem impacto na sua operação. “O conceito de multicluster garante escalabilidade e resiliência. Dessa forma, é possível atualizar componentes e atender às demandas empresariais sem interrupção dos serviços”, destacou.

Além dos debates técnicos, os participantes discutiram a importância da inovação e colaboração entre os órgãos estaduais para a transformação digital do setor público. A adoção de arquiteturas baseadas em microsserviços e nuvem híbrida foi destacada como um caminho para a modernização e aprimoramento da infraestrutura digital do Estado.

Outros temas, como a implementação de IA com controle total sobre a segurança e compliance em uma infraestrutura moderna e escalável, o desenvolvimento de microsserviços no Ciasc e a aceleração da velocidade de entrega das aplicações, foram abordados no evento.

O evento reuniu representantes das áreas de TI de diversos órgãos do governo estadual, incluindo a Secretaria de Estado da Administração (SEA), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS).