Governo do Estado forma turma de crianças e jovens catarinenses em programação de jogos eletrônicos
Na formatura, alunos apresentaram jogo eletrônico que homenageia personalidades e a cultura de Santa Catarina
O auditório do campi da Univali, do bairro Saco Grande, em Florianópolis, ficou pequeno nesta sexta-feira, 13, durante a formatura de 48 crianças e adolescentes que participaram do projeto Novos Talentos, do Governo do Estado. Ao longo do segundo semestre deste ano, eles cursaram as aulas de programação de jogos e game design. O curso integra o SC Games, realizado pela Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC).
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, ressaltou a importância do projeto e da formatura para os alunos.
“O projeto Novos Talentos é mais uma forma de capacitação humana capitaneada pelo governador Jorginho Mello, trazendo oportunidades para crianças e adolescentes em setores emergentes. Além disso, traz o aprendizado de uma forma lúdica e divertida”, ressalta Fett.
Durante a formatura, foi apresentado o projeto que os alunos formados desenvolveram durante as aulas. O jogo eletrônico homenageia personalidades e a cultura catarinense. Criado pelas turmas de programação e game design, o jogo leva o nome de Páginas de Santa Catarina e tem como personagens principais o poeta catarinense Cruz e Sousa, o tenista Gustavo Kuerten e a figura folclórica Boi de Mamão.
“A formatura do Projeto Novos Talentos do SC Games abre portas para uma indústria em expansão. Os cursos desenvolvem habilidades técnicas e criativas, preparando os alunos para carreiras promissoras e inovadoras. É um passo importante para o futuro profissional e social dos formandos. Está é uma iniciativa que transforma vidas, promove a inclusão social e contribui para o desenvolvimento da comunidade e da indústria de games”, destaca Heleno Orlandino Martins Junior, gerente da SCTI, responsável pelo projeto SC Games.
As referências à história catarinense não ficam somente no tema dos personagens. Na partida, o jogador acorda em uma biblioteca abandonada, que contém uma série de livros. Cada um conta uma história com uma narrativa introdutória sobre uma figura catarinense. Após a conclusão de cada livro, quem está jogando receberá um item relacionado ao tema, tendo que, ao final, ter juntado três itens para fugir da biblioteca.
O projeto Novos Talentos é uma iniciativa do programa SC Games voltado para a formação de crianças e adolescentes na área de jogos eletrônicos. Atualmente, conta com turmas presenciais, com a sala de aula localizada no CIASC, e, também, com ensino à distância, tendo, neste ano, mais de 180 jovens matriculados.
“É gratificante ver a evolução de cada aluno ao longo desses 15 anos de SCGAMES. A cada formatura nos deparamos com o início de sonhos e projetos de vida. Aqui, nós provamos que a capacitação aliada à diversão é a chave para um futuro promissor na área de programação e games”, evidencia Márcia Batistella, coordenadora do projeto no âmbito da SCTI.
O vice-presidente Institucional do CIASC, Nilson da Rosa, comenta sobre a iniciativa: “O SC Games vai além do ensino técnico; ele inspira e abre portas para que as crianças e adolescentes enxerguem seu potencial em um mercado global e inovador. Para nós, do CIASC, é uma honra contribuir com a formação de uma geração que levará a criatividade catarinense para o mundo.”
A formação contou com a presença do time e dos influenciadores da Hero Base, empresa sediada em Joinville e referência na criação de conteúdos para o jogo Fortnite e no segmento de e-sports. Com um portfólio diversificado que inclui o estúdio Hero Create, a Hero Base utiliza o Fortnite e outros jogos como plataformas para desenvolver experiências imersivas e inovadoras para marcas e empresas no metaverso. Durante o evento, os profissionais da Hero Base interagiram com os formandos, apresentando as possibilidades e oportunidades de carreira no mercado de jogos.
Texto: ASCOM – SCTI
Foto: Léo Munhoz – SECOM